Admiradores de joias se deparam o tempo todo com esses termos, mas afinal o que é quilate ou carat? Os termos são diferentes e iguais ao mesmo tempo. Pode parecer confuso, mas neste post vamos explicar todas as diferenças e semelhanças e como e quando usar cada um dos termos.
Então, vamos começar os esclarecimentos sobre esse termos que aparecem frequentemente na joalheria. A primeira informação importante é: a palavra quilate em português traduz duas palavras diferentes do inglês:
- Carat se traduz como quilate
- Karat também se traduz como quilate
E o que é Carat e Karat? Embora na grafia só tenham a primeira letra diferente, as duas palavras têm sentidos diferentes também. O termo Carat é uma unidade de peso ou tamanho para medir diamantes ou outras pedras preciosas.
Já, quando começa com a letra “K” a palavra é usada para medir a pureza do ouro. Por isso, ouvimos com frequência: “esse anel de ouro tem 18 quilates”. Aqui no Brasil, até associamos mais a palavra quilate ao ouro mesmo, pois já é habitual usar frases do tipo.
Porém é importante saber as diferenças e entender que as palavras, embora parecidas, possuem sentidos e aplicações diferentes.
Dica para diferenciar
Para começar esse artigo, vamos abrir com uma dica muito útil e muito prática para diferenciar esses dois termos e seus modos de uso: se atentar às suas abreviações. O termo carat usado como medida para gemas é abreviado da seguinte forma: ct. Por isso, vemos “diamantes 20 ct”.
Por outro lado, a abreviação para Karat que esta associado à pureza do ouro é apenas a letra K. Por isso, aplica-se ouro 18K, por exemplo.
Quilate tradução de Carat, o que é e como usar
O carat é a unidade de medida destinada para o diamante e também para outros tipos de gema. Então, como unidade de medida 1 quilate (ct) é igual à 0,2 gramas. Outro ponto importante, é que na joalheria, especialmente no mercado de diamantes, se usa também o termo “ponto”. E nesse caso, 1 quilate (ct) é equivalente à 100 pontos.
Quilate tradução de Karat, o que é como usar
A palavra quilate associada a pureza do ouro já é algo mais habitual para nós brasileiros. Inclusive, ela serve até mesmo para diferenciar os tipos de ouro. Então, quando o termo quilate se refere a pureza do ouro aplicamos uma medida convencional em que:
- 24 quilates ou 24 K significa um ouro que é composto de 24 partes de ouro, portanto um ouro puro
- 18 quilates ou 18 K é um ouro composto de 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais
- 14 quilates ou 14 K é o ouro composto de 14 partes de ouro e 10 partes de outros metais
- Purezas com menos de 14 partes de ouro não são levadas em consideração na joalheria
É importante ressaltar que o ouro é um metal nobre extremamente maleável, por isso uma joia de ouro 24K pode ser mole. Então, o mais comum é que joalherias trabalhem com ouro 18K para ter peças com mais firmeza.
Então, resumindo em português a palavra quilate serve para traduzir Carat (unidade de medida de pedras preciosas) e também Karat (medição da pureza do ouro). Portanto, quando usar os termos na forma escrita, para diferenciá-los você pode acrescentar a abreviação. Por exemplo:
Este anel de diamantes tem 10 quilates (ct).
ou então
Este anel de ouro tem 18 quilates (K).
Já na comunicação oral, a palavra apenas se diferencia pelo contexto da aplicação.
Obrigado pela conteúdo e confesso que aprendi o suficiente. Agradeceria se publicassem mais conteúdo do gênero.