O diamante está entre as pedras mais preciosas do mundo. E isso se dá pela sua beleza como nenhuma outra e podemos até dizer pela sua perfeição em todos os sentidos. Essa pedra está entre as que possuem maior dureza sendo considerado eterno e inquebrável. Então,vamos falar nesse post sobre o que é o diamante e se essa pedra pode quebrar ou não.
O diamante é também conhecido como a pedra da perfeição. Amplamente, utilizado em joias milionárias a peça tem um valor elevado comparado a outras pedras preciosas. Eles são parte dos desejos da maioria das mulheres. Pois além de toda sua preciosidade, depois de lapidados eles se tornam peças incomparáveis.
O que é o diamante?
O diamante é um tipo de cristal que faz parte da categoria de minerais nativos. Ele é considerado uma pedra preciosa, pois sua composição é perfeita em muitos sentidos. Basicamente, ele é o tipo triangular estável do carbono em forma alotrópica que cria um cristal.
Ele é o material natural com alta dureza. Segundo a Escala de Mohs, convenção adotada para essa medição, ele tem dureza de 10, que é o valor máximo que essa medida pode atingir.
Ou seja ele é uma pedra que não pode ser riscada com qualquer material. Portanto, apenas um diamante consegue riscar outro.
Além disso, o diamante é um cristal com índice de refração super alto. Por isso, a lapidação feita por um especialista garante um diamante totalmente brilhante. Afinal, cortado e lapidado da maneira correta a luz refrata de forma perfeita, dando toda beleza da pedra que nós já conhecemos.
Critérios para avaliar a qualidade do diamante
Há quatro formas de avaliar a preciosidade de um diamante. Então, para a pedra ser ultra preciosa e valiosa mesmo, alguns pontos são levados em consideração. Em inglês o critério de pureza do diamante é conhecido como os “4 C’s”: Carat, Collor, Clarity, Cut. Então definimos assim:
Peso (Carat)
O peso da pedra é bem importante para a valorização dela. Assim como outras gemas, o diamante é medido em quilates e 1 quilate equivale 0,2 gramas.
Cor (Collor)
A cor da gema é super relevante para a preciosidade do diamante. Então, quanto “mais incolor” a pedra é significa que ela é melhor.
Pureza (Clarity)
O tamanho e as cores das inclusões internas fazem toda diferença para a pureza da pedra. Além disso, as características da superfície também são bem relevantes.
Lapidação (Cut)
A lapidação perfeita é aquela que não prejudica o brilho natural do diamante, ou seja, preserva seu brilho. O ideal é que seja feita a lapidação completa para que o máximo de luz possível entre na pedra. A lapidação perfeita é o segredo do brilho intenso.
O diamante pode quebrar?
Ele é um mineral mais duro do planeta e ele é conhecido como a pedra que dura para sempre. Por isso além de todo valor material, ganhar uma joia com diamante significa algo eterno.
Porém a pedra com maior dureza pode sim ser danificado de alguma forma. Infelizmente isso pode acontecer, mesmo com a enorme durabilidade da pedra.
De acordo com uma entrevista cedida para o Daily Mail, Mike Martin diretor da empresa Blue Nile (Seattle), empresa online de vendas de diamantes, há algumas formas de preservar a pedra, pois ao contrário do senso comum o diamante não é invencível.
Dicas de preservação
Então, para que o diamante fique preservado de forma eterna realmente é necessário seguir uma lista de observações que garantem a “vida longa” a pedra. As dicas do diretor da Blue Nile (Seattle) são sobre o que fazer e o que não fazer com os anéis, brincos ou colares de diamante.
Saiba o que fazer com o diamante:
- Ficar atento aos produtos de beleza
Dependendo da composição os produtos de beleza podem danificar a perfeição do diamante. Eles podem alterar o brilho das gemas ou o banho dos metais, desbotando a peça. Então o especialista recomenda, que as joias sejam removidas antes da aplicação de loções e cremes.
- Retirar as joias antes de fazer algum trabalho manual
Parece uma solução simplista, mas fazer algum tipo de atividade pesada que utiliza as mãos pode causar um estrago a sua joia. Mike diz que atividades cotidianas como jardinagem, faxina ou exercícios físicos já podem ser suficientes para estragar a gema.
- Fazer inspeções regulares na pedra
O especialista diz que é bom fazer inspeções na peça de acordo com a frequência do uso da peça. Sempre que usá-la é bom assegurar que a pedra está intacta.
Veja o que não fazer com a gema:
- Não negligencie a pedra
Mike alerta os donos das pedras para que não negligenciem com sua preciosidade. Ou seja, é preciso preservar o diamante com a devida importância que ele tem.
- Não esqueça de limpar a joia
É extremamente necessário limpar a peça para sua preservação, especialmente de seu brilho. Deve-se evitar o acúmulo de oleosidade e poeira na peça, para sua maior durabilidade. Então, o diretor conclui as dicas dizendo que embora os diamantes sejam duráveis, eles necessitam de cuidados.
Então já sabe, a eternidade da sua joia de diamante também depende de você. eternamente. Assim como devem ser as peças que tem como maior destaque o diamante, gema de maior dureza em toda natureza!
Agora se você é apaixonado pelo encanto dos diamantes, mas busca algo parecido a zircônia é uma ótima pedra para acessórios. Além do preço bem mais em conta, elas possuem dureza entre 7 e 8 mohs e um brilho maravilhoso para sua semijoia.
- Brinco de perola, para uma verdadeira rainha
- Dia de Nossa Senhora Aparecida – A Padroeira
- Conheça os brincos de argola das supermodels
- Veja quais são os brincos que bombam no Instagram
- Brincos pequenos ideais para o seu dia a dia!