Embora não seja tão comum, surpreender a namorada com um anel de noivado é um hábito que tem aumentado entre os brasileiros. Mas nem sempre fazer essa escolha é algo muito fácil, na verdade pode ser até muito desafiador. Por isso, vamos dar dicas fáceis de como escolher o anel de noivado ideal, sem dores de cabeça.
Presentear a noiva com um anel de noivado não pode ser algo penoso para você. Deve ser feito de coração e, principalmente, dentro das condições possíveis. Por isso, antes de iniciar o processo da escolha do anel, leve em consideração questões como:
- Devo comprar um anel do meu gosto e surpreendê-la
- Estou disposto a dar uma joia ou uma semijoia?
- Conheço o gosto dela ou preciso pedir ajuda para a mãe ou alguma amiga?
Depois de responder essas perguntas, você já poderá desenhar em que será baseada sua escolha. E com certeza a partir disso, todo o processo será mais prazeroso tanto para quem compra quanto para quem vende. Então, faça esse esboço mental antes de sair às compras.
Após ter as respostas dessas perguntas em mente, se você decidiu surpreender a pessoa amada e comprar o anel por conta e risco, você com certeza tem muita coragem e só por isso já terá seu reconhecimento. Mas para escolher o anel de noivado ideal com mais facilidade, acompanhe essas 5 dicas:
Estabeleça um valor
Sabe quando as empresas disponibilizam um fundo para algo? Aquele famoso budget? Pois, é, na hora de comprar um anel de noivado não é diferente. Antes de sair por ai comprando, tenha um mente um valor o qual você pode e quer gastar.
Então, essa é uma parte super importante para seguir pelas outras etapas. Isso porque a partir disso, você vai demonstrar que se importa também com o “orçamento” do casamento. Muitas vezes é melhor fazer uma escolha planejada e segura do que comprar algo fora da realidade do casal. Acredite se quiser, mas isso pode gerar até mesmo uma reação negativa na pessoa que receberá a joia.
Será uma joia ou semi joia?
Devido o valor a ser gasto, veja suas possibilidades. Dentro desse valor eu posso comprar joia? Posso comprar joia ou semijoia? Só posso comprar semijoia? Ao definir isso, já é possível ir exatamente ao ponto certo.
Então, se orçamento não for tão extravagante, você pode avaliar se vale a pena comprar uma joia autêntica que seja de prata. Ou então, se é melhor recorrer a solitários em semijoias que possuem qualidade excelente e pedras que geralmente são zircônias.
Tenha em mente o estilo da pessoa
Já estabeleceu um valor e escolheu entre joia ou semijoia? Chegou a hora exata de pensar no estilo do anel. Então, essa talvez seja uma das partes mais complicadas de escolher o anel de noivado. É difícil acertar de primeira o estilo de joia que cada pessoa prefere.
No entanto, você pode recorrer a uma estratégia super simples: procure joias que a pessoa já tenha usado com frequência. E também olhe fotos da pessoa e repare quais tipos de acessórios ela usa mais. Dessa forma, você pode ver se a preferência é por ouro, prata, rose, pedras brancas, coloridas…
Além disso, se você vai se casar com a pessoa, com certeza sabe se ela faz o estilo mais extravagante, mais discreta, mais delicada, mais fashionista… A partir do estilo cotidiano da pessoa, você pode ter um direcionamento se deve investir em anéis com pedras grandes, pequenas, de formas diferentes etc.
Paciência é fundamental para escolher o anel
Talvez depois de fazer buscas online e ir a várias lojas você perca a paciência. Calma e respira fundo! Esse é o momento em que você mais precisa de paciência. Afinal, não dá para saber se o primeiro anel que te agradar é o ideal. Então, pesquise com calma e leve em consideração as etapas anteriores:
- O anel está dentro do orçamento?
- Tem o estilo da pessoa?
- É uma peça de qualidade?
Conheça o sistema de garantia da loja
Na etapa final, basta você conhecer toda política de garantia, troca e devolução da loja. Porque mesmo que você esteja ok com a decisão e bem seguro é possível ter contratempos como errar o número do anel ou escolher um banho que a pessoa não gosta muito. Por isso, sempre é bom antes de finalizar a compra, ver se a loja virtual ou a loja física possuem políticas de troca e devolução que sejam flexíveis. Dessa forma, você evita qualquer tipo de dor de cabeça no futuro.
Viu só? Escolher o anel de noivado ideal não é tão difícil quanto parece. Basicamente, consiste em conhecer a pessoa, ter sinceridade consigo mesmo e um pouco de paciência. Além disso, buscar tornar esse momento algo prazeroso, afinal, não é todo dia que se pede alguém em noivado, não é mesmo?