Uma joia pode ser um acessório para complementar o look, mas também pode ser uma peça cheia de significados. E o colar de olho grego é uma dessas joias que carrega muito mais que estilo. A joia simboliza proteção, mantem sempre o mal à distância. E também é um acessório muito fashion, usado por Kim Kardashiam, Kendall Jenner e muitas outras. Saiba a história por traz do olho grego e aprenda a incorporar essa joia estilosa no seu dia à dia.
Então, assim como pulseiras, brincos e outras joias, o colar de olho grego é uma daquelas joias que assim como as religiosas possuem uma simbologia por traz. Ainda assim, a peça reúne duas importantes características: serve para proteger e também são lindos acessórios.
Por isso, o colar de olho grego é uma daquelas peças que vale a pena ter no porta joias. Elas tem um design único e podem ser combinadas facilmente com outras joias. Além disso, é uma forma de se proteger sutilmente contra todo mal, especialmente a inveja. Então, conheça um pouco da história do Olho Grego e saiba como usá-lo como uma peça fashion!
Significado do Olho Grego
Esse símbolo é presente há milhares de anos na humanidade, estima-se que o Olho Grego é existente desde 3.500 a.c. Entretanto, há também quem diga que a peça está presente desde 5.000 anos a.c. De qualquer modo o símbolo sempre teve uma mesma finalidade, em todas as civilizações que esteve presente: proteger contra o mal.
Inclusive, há uma variação de nomenclaturas destinadas ao símbolo. Alguns conhecem como Olho Turco, outros chamam de Nazar, e essa variação existe por conta da presença do símbolo em muitas civilizações diferentes. E a sua função como amuleto protetor é tao difundida, que é difícil localizar na linha do tempo o exato lugar onde a tradição iniciou.
Dizem que a figura do olho serve como um “bloqueio’, então ao receber um olhar maldoso de inveja, o olho grego bloqueia a entrada dessas energias na vida da pessoa. Então, o chamado Evil Eye (Olho do Mal) serve principalmente para que a maldade vinda de olhares invejosos possa ser retida antes mesmo de atingir a pessoa protegida.
Histórias sobre o Olho Grego
A presença do Olho Grego ou Olho do Mal é tão frequente que já foi estudada por muitos pensadores ao longo da história. Então a peça se tornou um símbolo relevante e não apenas supersticioso. Veja o que diz alguns estudos relacionados ao Olho Grego:
- História Etíope de Heliodoro de Emesa– segundo relatos do pensador, quando alguém olha algo excelente com olhar malicioso,esse sentimento se espalha pelo ambiente ao redor. E isso acaba atingindo pessoas próximas;
- O Olho do Mal de Frederick Thomas Elworthy– o autor britânico diz que a presença do Olho do Mal é tão marcante na humanidade, que esteve presente desde a mitologia grega até contos do folclore irlandeses;
- Plutarco, filósofo grego– segundo o filósofo, os humanos eram capazes de lançar raios de energia invisíveis, que poderiam lançar algum tipo de fascinação ou mal. Por isso, ele reforçava que o poder de algumas pessoas lançarem maldição era ainda mais forte. Ele acreditava que as pessoas de olho azul tinham mais propensão a ter esse poder. Isso porque no Mediterrâneo não era muito comum a presença de pessoas com olhos claros;
Então, surge um cenário de especulação de que alguns olhos humanos tinham poder de emanar energias negativas. Nesse período, surgem os primeiros protótipos que inspiraram o Olho Grego que conhecemos hoje em dia.
Porque o Olho Grego é azul?
Com as pesquisas feitas sobre os egípcios que eram enterrados com faraós pra proteção pós morte, descobriu-se que as peças tinham essa tonalidade. Isso porque na argila utilizada tinham quantidades significativas de cobre e cobalto, que ganham tons de azul quando são aquecidos.
Após isso, acredita-se que os primeiros turcos passaram a reproduzir o modelo azulado. Eles tinham grande admiração pela cor, especialmente pela sua relação com a divindade. Então, com a expansão do império a peça passou a ser comercializada e se popularizou rapidamente.
Colar de Olho Grego
A peça muito conhecida ganhou espaço também no mundo da moda. E por ser uma peça de proteção sempre é vista entre as maiores tendências. E o interessante é que as formas e tamanhos da peça variam e aparecem proposta cada vez mais diferentes e inovadoras.
Além do colar de olho grego, muitas pessoas também incorporaram brincos, pulseiras e até mesmo tatuagens do símbolo. Inclusive as celebridades, que são focos frequentes de inveja, estabelecem uma relação próxima com o símbolo e usam peças com a imagem frequentemente.
Veja algumas famosas usando o colar de olho grego como acessório fashion super estiloso:
Confira alguns modelos de colar de olho grego da Waufen para você se inspirar, e usar a peça para se proteger com muito estilo: