A Place Vendôme ou a famosa Praça Vendôme é uma das mais belas regiões de Paris. Imponente e muito luxuosa, essa praça abriga diversas joalherias de luxo. Este lugar já virou uma tradição entre as joalherias, até grifes famosas como a Louis Vuitton e Chanel que possuem uma gama variada de produtos e não são somente joalherias, especialmente na Place Vendôme tem sua loja com foco nas jóias e relógios.
A primeira joalheria instalada no local, foi a Boucheron que abriu suas portas em 1893, pois a intenção era de se aproximar da Ópera Garnier. Nesta época, era um local com muito glamour e fluxo de pessoas importantes e influentes. A Boucheron inclusive criou até uma fragrância com o nome de Place Vendôme em homenagem a esse lugar especial para a empresa.
Em 1898, Cesar Ritz também comprou um imóvel na praça Vendôme para construir o famoso e chique Hotel Ritz. Esse fato também acabou alavancando muito a região e tornando a Place super bem vista pela elite parisiense.
Após isso, diversas joalherias acabaram migrando para lá e tornou-se o point das joalherias mais famosas e luxuosas de Paris. Nos anos 80, a Place Vendôme acabou ficando um pouco esquecida, pois houve a preferência dos milionários pela Avenue Montaigne. A charmosa avenida Montaigne hoje é um dos endereços mais luxuosos e badalados de Paris. Nesta avenida encontram-se os maiores designers e estilistas do mundo da moda. É até mais chique do a própria Champs Elysees…
Porém, nos anos 90, com a construção da pirâmide de vidro do Museu do Louvre e a inauguração do Hotel Costes e da loja Colette, a praça Vendôme voltou aos holofotes novamente e também voltou a ser um grande lugar de encontro da elite e de pessoas importantes.
Recentemente, a famosa e luxuosa joalheria Van Cleef & Arpels inaugurou sua segunda loja na Place Vendôme, no número 20 da praça. A marca já tinha uma outra loja lá que foi construída em 1906. Na verdade, a Van Cleef acabou fazendo uma expansão de sua loja, pegando mais um número da praça. Acredita-se que a grife decidiu expandir outra unidade praticamente no mesmo local para ter mais influência ainda entre as joalherias existentes e tornar-se uma flagship store ultra conceituada.
O espaço foi reinventado pela agência Jouin Manku para mostrar as criações de joalheria e relojoaria da Van Cleef & Arpels, além de mostrar também a sua herança e toda sua história de existência.
Veja a decoração da loja que ficou muito moderna e luxuosa:
A nova loja possui um espaço maior e exclusivo para mostrar os últimos lançamentos da Van Cleef, como por exemplo, mostrar as novas peças de suas últimas coleções e celebrar a elegância atemporal da coleção Alhambra, a coleção dos famosos “trevinhos” que muitas lojas por aí acabam copiando e que viraram a sensação entre as mulheres.
Segundo a marca, para 2016, os destaques do ano na Van Cleef serão: o ouro amarelo, a porcelana de Sèvres azul e diamantes. Esses elementos irão adornar edições limitadas e estarão disponíveis exclusivamente na boutique da Place Vendôme. Além disso, a loja anexada à esta nova, também terá peças clássicas e tradicionais da Van Cleef.
Considerado um verdadeiro ícone da sorte, a coleção Alhambra está em constante renovação desde a sua criação em 1968. Segundo Jacques Arpels:
Para ter sorte, você tem que acreditar na sorte.
Jacques era muito atento aos símbolos da sorte, gostava de compartilhar tudo que tinha este símbolo e sempre presentear às pessoas que gostava. Depois de colher trevos de quatro folhas em seu jardim, ele os deu de presente a seus colegas, juntamente com o poema Don’t Quit (Não desista), para incentivá-los a manter suas esperanças.
Ao longo de sua trajetória, a luxuosa marca colocou uma ênfase especial em símbolos de sorte. Vindos do céu ou da terra, de universos reais ou míticos, os símbolos da sorte estão sempre presentes no imaginário da Maison. Joaninhas, trevos de quatro folhas, fadas e unicórnios proporcionam uma visão poética do mundo, típica da Van Cleef & Arpels.
A tradição de excelência da Van Cleef & Arpels incorpora todas as experiências de uma Maison de Alta Joalheria. As habilidades variadas de lapidários, joalheiros, engastadores de pedras e polidores se unem para criar cada peça da coleção Alhambra e também das demais vendidas pela grife.
Na coleção Alhambra são realizadas ao menos 15 etapas sucessivas de produção, seleção e verificação são necessárias para criar esta joia icônica que irá resistir ao teste do tempo.
A coleção Alhambra, um símbolo de elegância, sorte e harmonia foi imediatamente adotada por inúmeras pessoas importantes e famosas em todo o mundo. Mulheres excepcionais usaram as jóias da Van Cleef com um prestígio único, usando-as como talismãs íntimos.
Além da Van Cleef & Arpels, outra marca que possui uma loja conceito de jóias e relógios na Place Vendôme é a Louis Vuitton. Com uma loja em uma das esquinas mais importantes da praça, a super store da Louis Vuitton não economizou nem em tamanho e nem em luxo.
Construída estrategicamente neste local, a grife decidiu investir em uma primeira loja da marca exclusivamente para as jóias e relógios, pois diversas outras marcas de luxo já possuíam antes uma loja na Vendôme.
E para finalizar o post, mostraremos mais outras joalherias famosas que possuem endereço na praça mais importante nesse segmento.