A marca francesa Van Cleef & Arpels é uma das joalherias mais prestigiadas do mundo devido à sua origem. Assim como o próprio nome da label, a joalheria é fruto da união de duas pessoas que se amavam. E em uma história com um sucesso após o outro, o trevo Van Cleef & Arpels se tornou o grande ícone da marca. Saiba porque o trevo de quatro folhas faz sucesso até hoje.
Em 1895, Estelle Arpels se casa com Alfred Van Cleef e além de um casamento cheio de amor, ambos constroem uma joalheria de muito sucesso. E não poderia ser diferente, Estelle era filha de um comerciante de pedras preciosas. Já Alfred era filho de um lapidador. E ambos eram apaixonados por pedras preciosas.
Então, decidiram iniciar um negócio que tinha como pilares o amor e a família e assim as conquistas vieram. Em 1906, eles criam a primeira Maison em Paris, e com a ajuda de três irmãos de Estelle, logo eles expandem os negócios e em 1939 a Van Cleef & Arpels tinha sua primeira loja em Nova York.
Alta joalheria
A marca teve grande sucesso na concepção de peças de alta joalheria. Inclusive, eles criaram peças icônicas, inspirados nos povos egípcios, indianos e também no extremo oriente. Todas essas criações foram caracterizando a produção da joalheria ao longo dos anos. A partir disso, a soma de design e confecção perfeitos das peças rendeu a marca diversos prêmios.
Além dos prêmios, a Van Cleef passou a receber encomendas de personalidades do mais alto escalão social, como o Duque de Windsor, a princesa de Mônaco Grace Kelly e a diva do cinema americano Elizabeth Taylor.
Um ponto crucial para o estabelecimento da marca foi quando em 1926 a dupla Renée Puissant e René Sim Lacaze assumiu a direção artística da marca. Então, a dupla foi responsável e decisiva para a concepção do estilo das joias Van Cleef & Arpels. E isso iria definir as futuras criações de sucesso.
Trevo de quatro folhas
A joalheria faz questão de se inspirar na natureza, principalmente em símbolos que remetam às relações harmoniosas com o mundo. E desde a criação de sua primeira Maison, a Van Cleef & Arpels vem prestando homenagens à todos os ícones relacionados à delicadeza e a visão poética do mundo. Inclusive, a própria Estelle Arpels dizia:
Para ter sorte, você tem que acreditar na sorte
E tendo a frase como guia, a marca foi desenhando sua história a partir dessa crença. E em 1968, houve a criação do primeiro colar que continha o trevo de quatro folhas ou trevo de Alhambra. A peça era um colar longo com 20 trevos espalhados por sua extensão.
Segundo a própria marca, o trevo de Alhambra se tornou o emblema mais poderoso da marca. Além da sorte ele representa saúde, fortuna e amor e talvez por isso as brincos de trevo, colares e pulseiras são tão atemporais e portanto passeiam ao longo da história.
Após o sucesso em 68 com o primeiro colar, abriu-se um margem para a concepção de diversos outros produtos que carregam o trevo. Hoje em dia, o modelo de joias com o trevo em madrepérola branca é o mais vendido da Maison.
A sacada
Uma das grandes estratégias que impulsionou a marca no mercado, foi a criação do Le Boutique em Paris, em 1954. A partir dessa loja, os gestores da Van Cleef & Arpels notaram a necessidade de criar peças mais acessíveis para expandir seu público alvo.
Com isso eles passaram a trabalhar também com gemas semi preciosas mixadas ao metais nobres ou complementando diamantes. Então, com essa estratégia eles começaram a atingir um público mais jovem. Por isso, mulheres entre 20 e 30 anos logo se tornaram clientes fiéis da marca. Isso porque lá elas encontravam peças de alta joalheria que poderiam ser usadas no dia à dia.
E esse é o legado da marca que permanece até os dias de hoje. Inclusive, esse fato foi um precursor do grande sucesso do trevo de Van Cleef & Arpels. Afinal, o primeiro colar era uma peça simples, porém muito requintada e cheia de significados simbólicos, que poderia ser usada em qualquer momento!