Na joalheria existem muitos termos específicos que às vezes precisam de um esclarecimento. Um desses pontos é justamente a diferença entre os tipos de correntes que encontramos disponíveis. Então, se você ama usar colares, mas não entende muito os termos relacionados à eles, acompanhe o post para sanar todas suas dúvidas sobre esse assunto!
Já para um primeiro esclarecimento, vale dizer que o termo mais comum utilizado para denominar esses tipos de correntes é malha. Portanto, falamos que a malha de tal corrente é x, y ou z. Esse termo serve para se referir especificamente ao tipo de corrente, suas formas e o aspecto final que elas têm. Então, ao falar sobre um tipo de colar temos alguns aspectos a considerar:
- Banho da peça– pode ser ouro, prata, ródio etc
- Composição– pode ser metais nobres como ouro e prata, aço ou outros materiais
- Malhas da corrente– diversos tipos de formação que compõe a corrente
Muitos desses tipos de correntes são criados nos primórdios da Era Comum, inclusive na época do renascimento por ourives italianos. Outras são mais contemporâneas a nossa época. Entretanto, cada uma tem uma beleza diferente que se sobressai. Então, entre essas formações, há nove tipos principais de malhas que vamos apresentar a seguir:
Groumet
Esse é um dos diversos tipos de corrente mais populares. A corrente é composta de elos longos, que podem até mesmo serem duplos e também apresentam uma característica bem marcante. São elos com espessura mais grossa.
Cartier
A corrente Cartier foi criada por Louis Cartier e é dona de um estilo muito único. A Cartier foi precursora de muitas ideias incríveis que se tornaram ícones na alta joalheria. Uma delas foi justamente esse tipo de corrente. Na corrente Cartier, os elos são levemente achatados e ao longo de toda corrente eles são do mesmo tamanho.
Elo Português
O elo português é dono de uma beleza adorável! A malha é composta por diversos elos redondos posicionados de formas diferentes. Pode se dizer que ficam intercalados elos na vertical e outro elos na horizontal, criando um aspecto muito interessante.
Veneziana
A malha veneziana é bem delicada e cheia de brilho! Ela tem elos interligados, formando uma conexão delicada em que quase não sobra espaço entre um elo e o outro, eles ficam bem unidos.
Corda
A corrente do estilo corda segue e mesma lógica da corda real. É um tipo de elo sofisticado e mais trabalhado, a aparência é de vários elos bem unidos, formando várias duas extensões interligadas.
Rabo de rato
A corrente do estilo rabo de rato passa a ideia de um cordão único. As várias partes são interligadas de modo a formar um fio único. Então Atualmente, esse tipo de malha é bem popular por ser usado nas pulseiras pandora. A maior vantagem desse elo é sua alta flexibilidade.
Americana
Esse estilo é bem parecido com o elo português, mas a diferença está nos elos ovais. A malha americana também apresenta elos levemente retorcidos, o que traz um charme especial.
Singapura
A corrente singapura é formada por um conjunto de elos interligados ornando com elos tortos dando um efeito super bacana de torcido.
Fígaro
Esse tipo que também pode ser conhecido como Piastrine tem a característica principal de ter três pequenos anéis conectados à um elo maior. Por isso a peça tem um efeito bem interessante.
Então agora, você já sabe as diferenças entre os tipos de corrente, você pode escolher a que mais combina com seu estilo e com as ocasiões que irá usa a peça. Você encontra diversos colares em semijoias finas que possuem os diferentes tipos de elo em banho ouro amarelo, ródio, ródio negro e ouro rose.
Leia também: Quilate ou carat – saiba o que usar e quando usar esses termos
- Brinco de perola, para uma verdadeira rainha
- Dia de Nossa Senhora Aparecida – A Padroeira
- Conheça os brincos de argola das supermodels
- Veja quais são os brincos que bombam no Instagram
- Brincos pequenos ideais para o seu dia a dia!
Cara,brigadão por esclarecer o significado de grumet,procurei em todo lugar e não achei,valeu mesmo.
Obrigada Caio! Ficamos felizes em poder ajudar! =)
Gostei das explicacoes sobre os tipos de correntes. Obrigada!
Muito obrigada Olivia! Ficamos muito felizes com o comentário 🙂