Nossos leitores sempre muito curiosos vivem nos perguntando quais os significados de algumas pedras e até mesmo dos metais preciosos. Acredite, tudo tem um significado!!
Neste post selecionamos as pedras preciosas que mais se encaixam com o mundo místico e principalmente aquelas que são consideradas verdeiros símbolos de sorte e de proteção!
Madrepérola
Significa feminilidade protetora. A madrepérola é uma das pedras mais delicadas que existem. Como dito no post especial que fizemos sobre as pérolas, tanto as madrepérolas como as pérolas nascem de dentro de um molusco, sendo originadas a partir do nácar.
Existem dois tipos de madrepérola, tanto a branca iridescente que é a mais conhecida, como a cinza ou prateada. Ambas possuem um brilho leitoso.
Onix
A pedra onix significa tanto beleza como espiritualidade. Com uma cor negra brilhante e profunda, a pedra reflete a luz como um espelho. O onix é oriundo principalmente do Brasil e por isso é tão usado na confecção de jóias e semi jóias.
A origem do onix, segundo uma mitologia romana, ocorreu quando Eros usou a ponta de uma flecha para cortar as unhas de Vênus enquanto ela dormia e como as partes de seu corpo eram imortais, elas transformaram-se em pedra dando origem ao onix.
Os romanos consideravam o onix como uma pedra de proteção, muito forte e poderosa.
Malaquita
Uma pedra natural opaca e com beleza espetacular, significa proteção. As pedras malaquitas evocam a força da natureza com sua tonalidade esverdeada. Alguns povos a identificavam como portadora de fortuna e poder. Segundo alguns místicos, ela canaliza as energias e as dirige para um só objetivo.
Um país que gosta muito da malaquita é a Rússia, pois esta pedra era muito usada para decorar igrejas e palácios. Essa pedra também era usada como talismã para proteger tanto os viajantes como as crianças.
A malaquita é muito usada na alta joalheria devido a sua beleza e cor diferenciada. As listras desta pedra fazem com que as peças produzidas tenham uma aparência única devido às diversas variações de tonalidades de verde que possui.
Apesar de sua fragilidade é uma gema que proporciona brilho intenso mas também é usada no estado fosco. Todavia, os recursos usados para obtenção de brilho lhe dão mais resistência na superfície.
Bois damourette
Você já ouviu falar desta pedra super diferente? Ela é nativa da América do Sul e foi considerada por muitos anos sagrada pelos índios. Essa pedra significa sorte rara. Sua cor é avermelhada e possui uma aparência muito semelhante a de uma madeira.
Você conhece a tradição de bater na madeira, para não acontecer nada de ruim? Pois bem, o joalheiro da Van Cleef & Arpels tendo em vista essa tradição, não pensou duas vezes antes de unir algum elemento que remetesse a madeira e que tivesse realmente um símbolo de sorte. Em sua coleção da sorte, a Alhambra, procurou pedras que realmente fizessem sentido a todo esse mundo místico do qual ele acredita e a Bois damourette é uma delas.
Turquesa
O diamante é sem dúvidas umas das pedras preciosas mais extraordinárias e que fascinam a humanidade há muitos anos, afinal, qual mulher não adora ganhar um anel de diamantes? Não é a toa que existe a frase “Diamonds are a girl’s best friend” (Os diamantes são os melhores amigos de uma garota).
Calcedônia
O azul da calcedônia está super em alta. As pedras em tons translúcidos e leitosos já fazem parte das novas coleções de jóias e semi joias. Acessórios feitos com essa pedra, segundo crenças do médico Anselme Boece de Boot, tendem a curar a melancolia e a rouquidão, e é uma pedra muito indicada inclusive para advogados e oradores.
Olho de tigre
O olho de tigre é uma pedra que transmite perspicácia. Uma pedra que possui tons marrons amarelados remetem a imagem dos olhos de um felino e por isso seu nome ser assim.
Muitos acreditam que é uma pedra para ser usada também como proteção, inclusive, os soldados romanos ao irem para suas guerras e batalhas as usavam como amuleto. Seu aspecto misterioso estabeleceu a sua reputação, como a pedra que tudo vê.
Ouro rosa
O ouro rosa é uma liga sutil de ouro, cobre e prata. Transmite às peças uma ternura, além de um toque extra de feminilidade. Muito usado nos Estados Unidos e na Europa, o ouro rose ou semi jóias em banho rose costumam ser bastante concorridas, ganhando até mesmo das peças douradas e prateadas.
Ouro
O ouro é considerado um dos metais preciosos mais perfeitos. Simboliza a perfeição, iluminação, conhecimento, realeza e imortalidade. Segundo a tradição grega, o ouro evoca o sol e a sua simbologia relacionada à riqueza, à fecundidade, à dominação, e ao calor, ao amor e ao dom.
Prata
A prata, outro metal nobre, por sua cor representa também a pureza, a franqueza, a consciência tranquila e a fidelidade. Os egípcios acreditam que os deuses têm ossos feitos de prata, enquanto a sua carne é feita de ouro.
Este metal é tido como representando a Lua, sendo um metal de princípios femininos. Já o outro representa o Sol, evocando princípios masculinos. Ainda comparativamente ao ouro, a prata representa a sabedoria divina, enquanto o ouro, o amor divino para com os homens. Fogo e água são como ouro e prata.