Nós da Waufen Semijoias Finas resolvemos dar de Professor Pasquale, rs, e te dizer qual a maneira correta de escrever a palavra correta dos acessórios do momento. A constante dúvida que paira sobre o assunto sempre fica entre as opções: Semijoia? Semi-joia? Semi joia? Semi jóia? Tem acento ou não tem acento? Mas afinal qual a forma correta? Fomos pesquisar e buscar informações sobre o tema para explicar para vocês!
A língua portuguesa de fato é uma das línguas mais difíceis de se escrever do mundo! Tão versátil como o jeitinho brasileiro, o português tem inúmeras regras de ortografia que nem sempre utilizamos.
Há quem diga que todas as línguas tem sua complexidade, mas comparando todos os aspectos gramaticais, flexão verbal e nominal, tempos verbais, colocação pronominal, percebemos que o português exibe um nível de dificuldade muito superior ao italiano, espanhol, francês ou inglês. Isso acontece porque nossa língua se apoia no binômio complexidade-irregularidade, ou seja muitas regras e muitíssimas exceções.
Semi-joias com hífen?
Vamos começar esse artigo com as regrinhas segundo a nova ordem gramatical. O hífen não será mais usado nos seguintes casos:
- Quando o primeiro elemento termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Ex: extra-escolar será escrito como “extraescolar”;
- Quando o segundo elemento começar com R ou S. Nesse caso, a primeira letra do segundo elemento deverá ser duplicada. Ex: anti-semita e contra-regra serão escritos como “antissemita” e “contrarregra”;
- Outra regra para o hífen é a de incluí-lo onde antes não existia, nos casos em que o primeiro elemento finalizar com a mesma vogal que começa o segundo elemento. Ex: microondas e antiinflamatório serão escritos como “micro-ondas” e “anti-inflamatório”.
- Na nova ortografia, se o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante, não existe hífen. A palavra semijoia encaixa-se nesta regra.
Portanto semi-joias com utilização do hífen está incorreto e não deve ser mais usado.
Semi joias é junto ou separado?
A palavra semi é praticamente um prefixo e que antes da regra ortográfica acabava levando o “-” (hífen) para separá-lo da outra palavra. Como é uma condição ou estado sobre o objeto, o ideal é juntá-la à outra palavra. Portanto, o correto é escrever Semijoia, tudo junto.
Semijoias na nova ortografia
Então, na nova ortografia a maneira correta de escrever é semijoia. Embora semijoias seja um termo recente que surgiu com força nos últimos 5 anos, é uma palavra que obedece a essa nova ordem gramatical, que passou a vigorar de maneira concreta a partir de 2012.
Portanto, quando for se referir à esse tipo de acessório lembre-se que o hífen de palavras que terminam em vogal e iniciam em consoante não existe mais.
Joias ou Jóias? Tem acento?
As novas regras da língua portuguesa desapareceram com o acento de nossa joia. Isso mesmo! A palavra joia não possui mais o acento. Inicialmente, o impacto visual pode causar sensação de estranheza: parece que quem escreve certo, na verdade, está escrevendo errado.
A verdade é que desde janeiro de 2009 as novas regras ortográficas entraram em vigor. A Reforma Ortográfica diz que os ditongos abertos “éi” e “ói” de palavras paroxítonas não devem ser mais acentuados. Por isso, joia perde o acento, mas a pronúncia não muda.
O que são semijoias?
A semijoia é um meio termo entre joia e bijuteria. Semijoias são peças produzidas com metais não preciosos ou preciosos, que passam por banho de metal precioso, como ouro 18k, ródio ou prata. Além disso, as pedras são cravadas de forma minuciosa, diferente de bijuterias, onde a maioria das pedras é colada.
Portanto, é considerado um produto mais resistente, com maior qualidade e com uma aparência melhor que a bijuteria. A semijoia passa por processos manuais muito semelhantes aos de uma verdadeira joia: cravação, polimento, acetinação, jateamento, entre outros, que não são comuns na fabricação de bijuterias, por não terem resistência suficiente para suportar tais processos.
Esperamos ter ajudado e se quiserem conhecer um pouco mais de nossas Semijoias não deixe de conferir nossas coleções de Anéis, Brincos, Broches, Piercings, Colares e Pulseiras.
Muito bom! 🙂 Obrigado
Ótimo esclarecimento !!!
Muito bom o esclarecimento… mas só me faz pensar o seguinte:
– As pessoas que (re) escrevem o idioma não tem o que fazer, não é?
Meus avós aprenderam o português de um jeito. Meus pais de outro. Eu, com 30 anos, já aprendi de DUAS formas diferentes. Todo mundo continua falando a mesma coisa. E entendendo a mesma coisa. Só que agora você corre o risco de escrever errado, escrevendo do jeito ‘certo’ que você aprendeu.
Isso deve ser pra vender livros, sacanear vestibulandos… só pode. Até porque com a internet… português mesmo, acabou!