Nas passarelas de moda vemos que o que chamamos de “combinar” tem um outro significado. O que acontece ali são peças conversando entre si, mas que não tem necessariamente uma lógica de combinação. Quando falamos de joias e maquiagem devemos pensar de forma parecida. Saiba qual a relação entre os dois elementos.
Para você ter um look completamente elegante, você não precisa combinar todas as peças da sua composição. Tudo que você for usar para compor seu look deve ter coerência e também uma relação de unidade.
Afinal, tudo está reunido em um único corpo, por isso as partes devem se conectar. Porém, surgem dúvidas frequente como: as roupas devem combinar cores e texturas? As joias e maquiagem devem combinar? Maquiagem deve combinar com roupa?
Para responder essas perguntas vamos focar no conceito do termo “combinar”. Na moda, essa palavra é muito mais interpretada como ornar. Então, dependendo de qual é sua proposta o segredo é ornar tudo.
Na prática, se sua ideia for usar um look totalmente monocromático as cores das roupas podem então combinar. Porém, essa lógica já não se aplica se incluir joias e maquiagem, pois o look monocromático já ganha atenção por si só.
Então, o ideal é que você prefira acessórios mais básicos, joias e maquiagens mais discretas. Esse equilíbrio tará muito mais sofisticação para sua composição.
Portanto, joias e maquiagem não devem combinar no sentido literal, ou seja, as cores não precisa ser iguais. Se você está com um brinco de rubelita, sua sombra não precisa ser vermelha obrigatoriamente.
Não é algo proibido, mas o mais legal se for usar a mesma cor, é misturá-la a uma outra tonalidade e apenas ter um nuance da cor da gema na make.
Aliás se você já abusou das cores das joias, o mais interessante é usar tons nudes e clássicos para sua maquiagem. Assim como se você apostou nos cristais translúcidos como brincos de zircônias ou diamantes, resta espaço para que as cores apareçam.
Então, sombras e batons mais coloridos ficam legais, desde que se adequem a proposta que você tenha. Basicamente, ao ornar joias e maquiagem deve-se pensar em três pontos:
- Contexto
- Coerência
- Equilíbrio
Pensar nessa ordem pode trazer uma luz de como começar a ornar roupa sapato, joias e maquiagem. Primeiro você pensa em quando vai usar aquela composição. Em seguida deve ver que é necessário ser coerente com a situação. Depois, resta apenas equilibrar todas as partes do todo. Seguindo essas dicas com certeza o resultado será ótimo!
Como usar as cores
No que se relaciona com as cores de uma composição de joias e maquiagem, você pode seguir algumas estratégias que já são frequentemente vistas. Então, seguir essa lógica é uma possibilidade para quem está começando a criar looks mais ousados.
Tons Nude
Na dúvida essa tonalidade salva muita gente. Marrons, beges e rosados em tonalidades de A à Z. Você pode criar sombras iluminar áreas desejadas com essas cores. E suas joias vão combinar… Elas podem ser em prata, em ouro, com gema colorida ou não.
Análogas
Essas são as cores próximas na paleta de cores, por exemplo: azul e roxo. Você pode fazer combinações com essas cores que com certeza serão menos impactantes do que um color blocking.
Metalizadas
Brincar com os tons de metalizado também é um artifício e tanto! Não deixe o metal apenas para sua semijoia… Brinque com os tons metalizados em sua sombra também. Cuidado para não ficar exagerado! Uma parte tem que ser mais discreta que a outra.
Color blocking
O color blocking acontece quando as cores são contrastantes dentro da paleta de cores. Então, uma forma de ornar sua make com os acessórios de um jeito descontraído e fashion é utilizar desse recurso. Usar cores contrastantes entre as partes da composição.
Por isso, ornar essas duas partes importantes de um look não é tão complicado quanto parece. Basta seguir algumas dicas simples, para saber em quais peças investir, no momento certo e equilibrando tudo e ter um resultado incrível!