O ródio é um tipos de metal nobre pouco mencionado. Normalmente, os metais mais citados no mundo da joalheria são o ouro e a prata. Porém, esse metal surpreendeu a todos e agora é o metal nobre mais caro do momento. Seu preço cresceu 265%, apenas nos últimos dois anos.
Embora seja muito usado, esse metal nobre nem sempre é lembrado na joalheria. Além de ser usado em ligas metálicas para dar maior rigidez ao ouro e a prata, ele é um dos melhores metais para se banhar semijoias.
O metal também é um dos favoritos da indústria automobilística. Isso porque ele pode ser utilizado nos catalisadores do veículos para ajudar a diminuir a emissão dos gases poluentes. Portanto, o metal serve para finalidade de criar veículos mais sustentáveis, com menor emissão de gases tóxicos. Então, saiba o que é esse metal e porque ele está deixando o ouro e a prata para trás, quando se trata de valor.
O que é o ródio e pra que serve?
O ródio é um metal nobre da família da platina, um dos metais mais nobres de todos. Portanto, ele é um material super resistente e com dureza superior se comparado ao ouro e a prata. O metal tem uma cor igual a da prata e a da platina em sua versão mais pura.
Porém, também é possível dar tonalidades diferentes para o metal. A mais comum é a escura, transformando o metal em ródio negro. Esse metal tem diversas finalidades comerciais. Entretanto vamos destacar apenas os usos mais conhecidos:
- é muito usado nos catalisadores de veículos para diminuir a poluição
- é usado em ligas metálicas para evitar a corrosão de peças
- é utilizado na indústria de eletrônicos
- muito utilizado na joalheria, em pequenas quantidade
Na joalheria especificamente, o ródio é usado de duas formas mais conhecidas. Uma delas é estar presente na composição das peças trazendo uma rigidez que o ouro e a prata não possuem. Já nas semijoias ele é um dos metais mais utilizados durante o banho.
Aumento do preço do ródio
O ródio não possui minas próprias para extração. Ele é apenas um subproduto da platina e como esse metal teve uma queda de preço, sua produção está diminuindo. Consequentemente, a produção do metal derivado da platina também diminuiu. No entanto, a busca pelo metal nobre só cresce, inclusive com grande interesse do mercado chinês.
Então, por conta da baixa produção e da grande procura, o preço do metal tem aumentado cada vez mais. Dez anos atrás o metal chegava a custar 10 mil dólares uma onça, que equivale à 28 gramas. Após um ano do preço elevado, o valor do ródio despencou no mercado, chegando a custar 1 mil dólares a onça.
Hoje em dia esse metal nobre custa 2,3 mil dólares a onça e provavelmente há chances desse valor aumentar cada vez mais. As regiões com maiores produções de ródio são na África do Sul e na Rússia.
Ródio nas semijoias
O banho de ródio garante que a semijoia terá uma durabilidade boa, com brilho intenso e correndo menos riscos de ser danificada. O banho garante a boa aparência e também a qualidade das semijoias.
Por isso na Waufen, todas as nossas peças são banhadas ou com ouro 18K ou com ródio. Dessa forma, garantimos para os nossos clientes a compra de uma peça com aparência impecável. Além disso, com camadas generosas de banho de ródio, que asseguram a qualidade e durabilidade da semijoia.
Leia mais: O que é o banho de ródio? O brilho que enobrece as joias