Semi Joias de Coração
É o desenho mais bonito de todo o universo. Ele transmite todos os sentimentos bons que qualquer pessoa pode ter. O símbolo do coração é universal. Aqui ou na China todos vão saber o que é. Mas como ele surgiu se o órgão coração é tão diferente?! A ideia de que tudo de bom passa por ele é que fez um músculo feio se tornar algo belo e eterno.
Nós dividimos as ações que praticamos entre a razão e a emoção. Normalmente, a razão é representada pelo cérebro e a emoção pelo coração. Porém, o que todos nós sabemos é que ambos são definidos apenas pelo cérebro.
O símbolo do coração significa muita coisa, mas o órgão em si é apenas responsável por bombear o sangue em todo o nosso corpo a partir de sinais nervosos enviados pelo nosso cérebro. É na cabeça que está o controle de tudo. Seja racional, emocional, espiritual, psicológico e todas as outras formas de pensar e agir.
Porém, era preciso construir um símbolo forte e ao mesmo tempo delicado que mostrasse o poder do amor acima de todas as coisas. A cor vermelha do sangue é proposital, o coração tem que ser dessa cor. O formato é baseado no órgão mesmo, mas feito de um jeito muito mais fofo e sutil. O símbolo do coração é daqueles que você olha e já se apaixona. Com certeza quem o criou foi o melhor designer de todos os tempos.
De onde surgiu o símbolo do coração
Na verdade, existem diversas teorias sobre a criação do símbolo do coração. Mas nenhuma é 100% comprovada. O que se sabe é que ele existe há muitos anos, mas muitos mesmo. Coisa de milhares de anos antes do nascimento de Cristo.
A primeira ideia veio por parte dos egípcios em 1250 a.C. Eles já sabiam o que era o coração e a importância vital desse órgão para todo ser humano. Para eles, o coração era a fonte de todas as emoções. Por isso, pensaram que ele era de um formato parecido com o do pêssego. Fruta associada à vida e à fertilidade.
Em 5 a.C outra teoria passou a ser conhecida. De acordo com estudos antropológicos, o símbolo do coração vem da sua semelhança com a Folha de Hera. Que significava para os gregos a imortalidade e o poder.
As primeiras aparições do símbolo que já havia sido criado há muitos anos foi na Idade Média. Quando os artistas começaram a pintar quadros e esculturas que possuíam o símbolo do coração nelas. Principalmente para significar o amor de Cristo.
Na mesma época foi criado o baralho e com ele o naipe de copas. Mais um símbolo do coração espalhado por toda sociedade ocidental. O copas simbolizava o clero. Uma ligação muito íntima com religião e o poder dela de dominar corações e mentes.
Além disso, existem os mitos que associam o símbolo do coração ao encontro de cisnes e ao órgão dos mamutes da pré-história que se pareciam com o desenho que conhecemos hoje.
No final das contas, o que se sabe é que o símbolo do coração representa muita coisa boa e deveria ser mais usado na nossa sociedade. Ainda mais em tempos de tantos extremismos, brigas e crises.