Certamente, quem aprecia joias e semijoias já ouviu falar o termo ródio… Provavelmente, a palavra esteve associada ao termo semijoias banhadas. E isso tem uma boa explicação! Por isso, nesse post falar o que é ródio e porque esse metal é o queridinho das semijoias. Confira!
O ródio é um elemento químico da família da platina. Ele é encontrado em estado sólido em minas de platina. Apesar de ser hoje um dos metais nobres mais caros, deixando até mesmo o ouro e prata para trás, o ródio não é mencionado com frequência.
Isso porque ele é um metal utilizado para várias finalidades entre elas:
- Liga para endurecer outros metais
- Catalisador automotivo
- Material de contato elétrico
- Banho para as joias
Banho de ródio
Na joalheria e no segmento das semijoias o ródio é conhecido pelo seu brilho intenso. O metal tem uma cor prateada bastante semelhante a da prata, porém com uma intensidade de brilho ainda maior. Por isso, ele é amplamente utilizado para banhar joias e semijoias.
Através do banho de ródio as peças adquirem uma cor mais viva e totalmente brilhante. Nem mesmo a prata brilha tanto quanto as peças banhadas por ródio. Uma outra vantagem o banho de ródio traz para as semijoias é que elas se tornam menos suscetíveis a arranhões. Além disso, a durabilidade das peças banhadas à ródio é muito maior.
Por isso, explicar o que é ródio é fundamental para que os apreciadores de joias e semijoias compreendam a importância desse metal. Embora ele não seja mencionado na mesma frequência do ouro e da prata, não há dúvidas de que ele é essencial para a assegurar a qualidade das peças.
Ródio Negro
Outro termo muito comum na joalheria é o ródio negro. Esse banho específico deixa as semijoias com um aspecto escurecido e elas ficam com um tom meio grafite e super brilhante. As joias e semijoias em ródio negro caíram no gosto popular e hoje em dia é comum ver brincos, colares e anéis em ródio negro, assim como em ouro e prata.
Para alcançar essa tonalidade incrível, é acrescentado no ródio um corante que tonaliza a cor natural prateada. Então, a partir desse processo as peças ganham cor escura e tão charmosa que conquistou o gosto de muitas mulheres antenas na moda.
Benefícios das semijoias banhadas a ródio
Então, para resumir o poder desse metal precioso, elencamos os principais benefícios que o banho de ródio traz para as semijoias, confira:
- A peça fica com uma aparência brilhante
- O ródio protege a peça por muito mais tempo
- Evita arranhões e outras manchas
- Entardece o escurecimento
Cuidados com semijoias banhadas a ródio
Mesmo com todos esses benefícios incríveis, não se pode evitar que as peças se danifiquem ao longo de muitos anos. Isso porque o banho de ródio, assim como o de outros metais nobres, quando submetido a determinas condições podem sofrer reações. Então, quando as semijoias entram em contato com produtos de limpeza, produtos cosméticos, alimentos e até mesmo suor elas podem se danificar.
Por isso, para evitar que as peças fiquem com um aspecto prejudicado é necessário tomar alguns cuidados preventivos. Entre eles, destacamos os principais:
- Não usar semijoias durante manuseio de produtos químicos
- Não entrar em mar e piscinas com semijoias
- Evitar passar perfumes e cremes em regiões onde as semijoias ficam
- Tomar cuidado com o armazenamento das peças e evitar guardá-las sujas
Dessa forma, as semijoias banhadas a ródio ou a outros metais terão uma vida útil mais longa. Além disso, com essa camada extra de proteção do ródio elas terão menos chances de serem danificadas, desde que não fiquem expostas à essas condições.
Leia também: O que é o banho de ródio? O brilho que enobrece as joias
MUITO BOA AS INFORMAÇÕES SOBRE O RÓDIO
TEMOS UMA MINA DESSE MATERIAL RÓDIO COM PALÁDIO.
O RÓDIO ESTA GIRANDO EM TORNO DE QUANTO A GRAMA?