A princípio para ser considerada uma verdadeira joia, a peça deve ser feita de acordo com as características da joalheria e também com pedras e metais preciosos. Porém, a busca por esses materiais nem sempre é politicamente correta e por isso esse conceito já mudou! Então, um novo segmento vem ganhando força na joalheria: as joias sustentáveis ou eco-friendly.
As joias sustentáveis ou eco friendly estão aparecendo cada vez mais na mídia, especialmente atreladas a nomes da alta joalheria. Isso porque em tempos de conscientização ambiental, é necessário repensar estratégias e lógicas de mercado que já estão em prática.
No segmento da joalheria, há um certo antagonismo. Embora de um lado se veja glamour, do outro lado muitas vezes há exploração incorreta do meio ambiente. Além disso, na busca por pedras e metais preciosos muitas vezes os direitos humanos são deixados de lado.
Por isso um novo conceito vem ganhando força, as joias sustentáveis. Dessa forma, a elegância das peças que são verdadeiras obras de arte será presente no resultado final e durante sua produção também.
Na última edição do Festival de Cannes, esse foi um assunto bem comentado, pois entre milhares de atrizes e modelos, Penélope Cruz se destacou. Afinal, ela exibiu joias lindas assinadas por ela, com parceria com a Swarovski. Todas as peças foram desenvolvidas de forma sustentável.
Existem algumas formas de uma joia ser considerada sustentável, por isso vamos dar exemplos na joalheria que se enquadram na lógica de joias sustentáveis.
Ouro ético
O ouro ético provem da exploração da forma mais justa possível. Portanto, o ouro ético é vindo da mineração responsável que não traz males nem aos trabalhadores envolvidos na mineração, nem à comunidade que mora por perto, nem ao meio ambiente.
A conceituada joalheria Suíça, Chopard, trabalha com ouro ético desde de 2013. Agora, a empresa anunciou que até julho deste ano (2018) irá usar ouro ético em toda sua produção de joias e relógios. Isso significa oferecer aos clientes a mesma qualidade das peças, porém com uma produção justa desde o momento da exploração dos metais.
Metais reciclados
Outra possibilidade de fazer joias de forma sustentável é utilizar metais reciclados. Essa é uma possibilidade, pois assim como outros metais, os nobres também podem ser reciclados e ressignificados em novas joias maravilhosas.
Então, a ideia de usar metais reciclados não tira de maneira alguma a sofisticação e a beleza da joia. A atriz Natalie Portman usa um belíssimo anel de noivado, que segundo Jamie Wolf ( joalheira responsável pela peça), é um anel totalmente eco-friendly.
Produzidas em laboratório
Uma possibilidade que já vem sendo praticada a um tempo é a produção de joias em laboratório. Isso se dá a partir da criação de uma nova gema através dos mesmos materiais químicos de uma pedra preciosa. Essas pedras são chamadas de pedras sintéticas, pois são produzidas pelo homem e em laboratório.
Já as pedras preciosas, levam anos para se formarem na natureza, através de processos químicos e físicos. Por isso, elas são tão preciosas e possuem valor tão elevado. Elas são feitas pela natureza e são raras de se encontrar.
Matérias primas atípicas
Um outro modelo possível de se produzir joias sustentáveis se dá a partir de uma desconstrução do pensamento relacionado à joia. Esse é o caso da designer Paola Biganti, que teve conceituada carreira na moda nos 80, trabalhou como figurinista e agora com itens remanescentes de sua carreira, cria joias sustentáveis.
Paola vive na Itália e cria peças através de couro ecológico, pelúcia, seda e resina. Embora suas composições não sejam feitas a partir de metais nobres ou pedras preciosas, podem ser consideradas joias por serem peças repletas de conceitos.