Embora Orgulho e Paixão seja uma novela de época, na trama é possível encontrar personagens repletas de estilo e de joias que hoje são parte ainda do nosso cotiano. E se não estão presentes em sua forma exata, fazem parte das nossas referências. Por isso, vamos falar sobre as belas joias da novela Orgulho e Paixão e como se inspirar nelas ainda nos dias atuais.
A novela Orgulho e Paixão é inspirada no romance do século XIX, Orgulho e Preconceito da inglesa Jane Austen. No entanto, a adaptação da novela brasileira tem como pano de fundo o Vale do Café, lugar fictício que representa o interior de São Paulo. Isso já dá a novela uma brasilidade no figurino, no cenário e também na postura dos personagens.
Ainda assim, a novela e o romance têm em comum o destaque na protagonista, uma jovem mulher que se vê fora dos padrões sociais da época. No caso da novela brasileira, Nathalia Dill dá vida a Elisabeta, uma jovem muito inteligente que deseja ter conquistas pessoais e profissionais, sem recorrer ao casamento.
Ironicamente, ela é filha de Ofélia (Vera Holtz) que tem como objetivo de vida casar todas suas filhas afim de melhorar a vida financeira de sua família. Entretanto Nathália Dill foge aos preceitos da mãe e se apega mais ao apoio do pai, um intelectual professor. E mesmo sem ter o amor como prioridade em sua vida, ela acaba se apaixonando por Darcy, interpretado por Thiago Lacerda.
Joias de época
As joias da novela são joias que condizem com a época, obviamente. Entretanto, as peças podem dialogar com os acessórios da atualidade e servir de inspiração! Mesmo que de forma sútil, os acessórios estão presentes na trama, especialmente as peças mais clássicas que certamente marcaram época. Então, podemos perceber que as joias e adornos corporais estão presentes em diversas situações temporais e também em muitas localidades distintas.
Sem joias
O interessante é que para reforçar a imagem de Elisabeta como uma mulher sem objetivos matrimoniais, a personagem é uma das que menos usa adornos corporais. Ela tem um estilo feminino marcado pela silhueta bem definida com laços ou pelo próprio desenho do vestido. E também pelos cabelos semi presos, realçando a beleza do rosto.
Entretanto, as outras personagens da novela já mostram mais acessórios que usam como adornos. Por isso, vamos destacar aqui as principais joias da novela Orgulho e Paixão:
Pérolas
As pérolas são clássicos e realmente eram as pedras favoritas do momento. Os brincos usados por Ema, vivida por Ághata Moreira, são pérolas delicadas, mas que chamam atenção por ornar perfeitamente com o penteado da personagem. Os brincos de pérola deixam o visual charmoso e o mais legal é que eles poderiam ser usados hoje em dia sem problemas!
As joias de pérolas são bem presentes na novela, de modo geral. Então, outras peças que também se destacaram foram os brincos de pérolas usados por Jane, personagem interpretada por Pâmela Tomé. Os brincos médios ficam pendurados e embaixo da pérola tem um detalhe em ouro, que deixa o brinco ainda mais romântico.
Uma outra personagem que usa a pérola é a Amélia, vivida por Letícia Persiles, ela usa um conjunto de brincos com duas pérolas grandes. Ela orna os brincos com o curto colar de pérolas pequenas. Combinação clássica e super bonita.
Chokers
Susana é uma personagem manipuladora que tem como objetivo separar Elisabeta de Darcy. A megera é interpretada por Alessandra Negrini e uma personagem que usa acessórios interessantes. Ela usa chokers em estilos diferentes, variando entre as discretas e aquelas bem chamativas. Em um dos capítulos ela usa uma choker de várias voltas de pérolas e ao centro um clássico camafeu.
Em outro momento Susana usa uma choker mais discreta. A peça é rendada e feita com tecido branco, fica bem justinha no pescoço. Inclusive, ela até lembra algumas chokers que vimos recentemente, mas na versão preta. Para acompanhar a peça, ela acrescenta uma choker de miçangas bem fininha e também branca.
Camafeu
Além da Susana que aparece com o camafeu, outras personagens também utilizam a joia tradicional. Uma delas é a Julieta interpretada por Gabriela Duarte, que usa o camafeu como broche na parte central de sua camisa. O camafeu branco fica super destacado no look totalmente preto da personagem. Além disso, ela orna brincos de pérola alongada com a peça.
Quem também faz uma combinação com camafeu é a Ofélia, mãe de Elisabeta vivida por Vera Holtz. A personagem usa cabelos presos e um decote que se destaca pelo uso do colar com pingente de camafeu. Peça super clássica e que tem voltado a protagonizar coleções de joias de grifes como Dolce & Gabbana. Ela orna o colar com brincos grandes.
Joias coloridas
Uma tendência que tem aparecido nas joias atuais está bem presente nas joias da novela. Peças feitas de diferentes pedras causando um efeito bem colorido e interessante tanto para época quanto para agora. São brincos em cores mais quentes ou colares mixando diferentes cores. Um visual bem interessante para as joias da novela Orgulho e Paixão.
Leia também: Joias camafeu estão tendo seu momento novamente