Euphoria
FOTO: Freepik.

Diferente do padrão de séries adolescentes, Euphoria traz verdades escancaradas para o público deglutir. O problema é que a série pode ser um tanto quanto indigesta para boa parte da audiência. Polêmica é uma boa palavra para resumir a obra estrelada por Zendaya. Porém, necessária também a define muito bem. Então, venha saber tudo o que você precisa sobre a série mais comentada do momento.

Com o fim do seu marterpierce Game of Thrones, a HBO logo viu necessidade de criar uma série tão boa ou melhor. Porém, todo o estilo épico foi deixado para trás pela produtora. Dessa vez a opção escolhida foi colocar o dedo diretamente na ferida e trazer problemas que acometem boa parte da sociedade, especialmente, os adolescentes.

Entretanto, nem todo mundo gosta muito do que vê. Isso porque a HBO transmite a série via streaming e também pela TV. Na programação de TV, a série vai ao ar a noite e com a orientação de que é necessário ser maior de 18 anos para acompanhá-la. Então, fica claro que embora trate do universo teenager, a série não é voltada para esse público.

Assim como 13 Reasons Why da Netflix, Euphoria é uma série feita para ampliar questões pouco vistas pela sociedade. Dessa forma, através das imagens consideradas pesadas por muitas pessoas, se propõe uma reflexão aprofundada e até mesmo um possível debate.

Então, selecionamos alguns pontos importantes da série e também algumas curiosidades para você ficar por dentro de tudo que está relacionado com Euphoria da HBO.

Problemas com drogas

Embora trabalhe com diversos temas do universo adolescente, a série foca no problema das drogas. A personagem central Rue é uma dependente química de 17 anos recém saída da reabilitação. Entretanto, Rue não superou seus vícios e nem demonstra preocupação em se manter longe das drogas. Boa parte da trama gira em torno dessa relação de Rue com as substâncias tóxicas.

euphoria zendaya drogas

Zendaya como protagonista

A atriz e cantora Zendaya tem um público cativo de adolescentes. Isso despertou uma preocupação enorme dos pais. Porém, a própria atriz dividiu com seus fãs do Instagram uma certa preocupação de que algumas pessoas assistam a série.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Zendaya (@zendaya) em

Zendaya disse que assistindo ou não ela ama todos da mesma maneira e sentia apoio deles todo. A atriz dá vida a Rue, protagonista da série, uma adolescente com dependência química. Até o momento a atuação de Zendaya já foi elogiada diversas vezes.

Euphoria zendaya protagonista
Zendaya na festa do Oscar oferecida pela Variety/ Reprodução: John Salangsang/REX/Shutterstock

Teenager para adultos

Muitas pessoas estão chamando a série de teenager. Entretanto, mesmo tratando das pautas adolescentes e envolvendo temas frequentes nessa temática, Euphoria é um teenager para adultos. Isso porque é necessário certa maturidade para entender os pontos colocados na série e nem todo adolescente é preparado para isso.

euphoria serie hbo
Apesar do viés teenager, a série é recomendada para maiores de idade

Mesmo vivendo em uma era onde toda e qualquer informação está ao toque de uma pesquisa online, os temas ampliados na série podem funcionar como gatilhos para algumas pessoas. E como os personagens são adolescentes, eles podem ser atingidos pelos gatilhos com maior facilidade.

Sexualidade e nudez

Diversos filmes e séries de tv e streaming apresentam a nudez, muitas vezes até de forma massiva. Porém, quase sempre a nudez é feminina e também uma nudez que pouco revela. Em Euphoria, a nudez é algo frequente e a produção não procura “disfarçar” ou esconder.

euphoria serie nudes
Já foi ao ar uma cena considerada polêmica, pois mostrava 30 nus frontais masculinos

Além disso, por envolver muito o tema sexualidade a série pode apresentar algumas cenas de nudez e sexo que não são comuns. Por isso, esses momentos podem provocar uma certa repulsa em parte do público, que não está acostumado a ver recortes em filmes e sérias dessa forma.

Polêmicas

Apesar de ter estreado no dia 16 de junho e estar apenas no terceiro episódio, a série da HBO já trouxe a tona algumas polêmicas até o momento. A principal delas, que teve grande repercussão midiática, é a que envolve os nomes de Louis Tomlinson e Harry Styles, ambos ex-integrantes do One Direction.

harry styles louis tomlinson euphoria
A animação com cena romântica entre Harry Styles e Louis Tomlinson teve grande repercussão

Isso porque no terceiro episódio aparece uma cena que faz parte de uma fanfiction de Kat (Barbie Ferreira). Ela cria uma fantasia sexual de um romance entre Harry e Louis. Entretanto, a cena que vai ao ar é uma animação gráfica feita a partir dessa ideia. Os cantores confirmaram que não foram contatados e nem autorizaram a cena, por mais que ela seja uma animação.

Elenco teenager

O elenco da série é formado por atrizes e atores muito jovens. Inclusive, alguns deles tem um apelo muito grande com o público adolescente, como a própria Zendaya. Outro ator já conhecido entre o público mais novo é Jacob Elordi, que foi protagonista no teenager A Barraca do Beijo, da Netflix.

elenco de euphoria
Elenco feminino da série

Barbie Ferreira – brasileira no elenco

Essa série traz uma série de peculiaridades quando comparada às blockbusters americanas. O elenco conta com Barbie Ferreira, filha de uma brasileira que se mudou para os Estados Unidos. A atriz tem 22 anos e é uma das 30 jovens mais influentes do mundo segundo a revista Times. Ela iniciou sua carreira sendo modelo e é conhecida por defender temas como o body positive. Por outro lado, sua personagem Kat é uma menina completamente diferente de Barbie. Ela é insegura e está sendo zoada pelas amigas por ainda ser virgem.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por euphoria (@euphoria) em

Possíveis gatilhos

Embora trate de temas super relevantes, a série Euphoria não é recomendada para todo mundo. Isso porque ela pode tratar de alguns temas gatilhos para algumas pessoas. Por isso, Zendaya já alertou os fãs com o aviso:“É um retrato bruto e honesto de dependência, ansiedade e das dificuldades de navegar na vida hoje. Há cenas que são gráficas, difíceis de assistir e que podem ser um gatilho para algumas pessoas. Por favor, só assista se você acha que pode lidar com isso.” 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por euphoria (@euphoria) em

Baseada em série israelense

A nova promessa da HBO é baseada em uma série israelense criada por Ron Leshem e Daphna Levin também chamada Euphoria. A versão original foi exibida em Israel pelo canal HOT e também era uma produção para maiores de idade. A série também abordava temas recorrentes na vida adolescente como drogas, sexo, identidade, entre outros. Apesar de ser bastante parecida, a versão original ainda trata de um tema mais sensível que é o assassinato.

Euphoria orginal
Elenco da versão orginal

Direção e produção de famosos

Também há nomes famosos por trás da série Euphoria. O responsável pela direção e roteiro da série é Sam Levinson, que já dirigiu e escreveu roteiros de Assassination Nation. Também estão envolvidos na série nomes do mundo musical. Os músicos Drake e Future fazem parte da produção de Euphoria.

Euphoria drake
Drake é um dos grandes nomes do mundo musical envolvido na produção

Desaprovada pelo conselho de pais

Apesar do sucesso, a série também tem muitos oponentes. Um deles é o Conselho de Pais da TV norte-americana, que após a exibição do primeiro episódio pediu o cancelamento da série. Eles afirmam que a série é um exemplo mal para os adolescentes. Segundo o Conselho, a série se trata de um marketing de conteúdo adulto para adolescentes e pré adolescentes. Apesar disso, a série tem feito muito sucesso com o público e parece ser muito necessária na atualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *