O colar de serpente da Bvlgari tem aparecido cada vez mais no pescoço das mulheres mais famosas do mundo. E isso não é em vão! O colar é uma peça belíssima, com certeza um masterpiece. Além disso, ele diz muito sobre a história da marca italiana.
As cobras sempre foram um dos principais símbolos da alta joalheria. Desde os egípcios que incorporavam o réptil em muitos de seus adornos, até aos romanos. Portanto, esse legado foi transmitido para as maiores joalherias do mundo. E até hoje as peças de serpentem mexem com o imaginário e possuem uma estética muito particular. Sendo um tipo de peça único!
A marca italiana Bvlgari é uma das primeiras joalherias a usar o símbolo em suas peças. E claro, que hoje em dia, quando se fala de serpente, logo a associamos a marca. Entretanto outras joalherias trabalharam com a imagem do animal. A Cartier é uma delas, quando em 1968, criou um colar de serpente para a atriz mexicana Maria Felix.
Ainda assim, a Bvlgari já em meados dos anos 40 criou manualmente seu primeiro relógio com formato de serpente. Nessa primeira versão, o corpo da serpente era maleável, de um vivo ouro amarelo. Depois as versões de Tubogas exploraram vários formatos diferentes para concepção da serpente.
Tradição e ruptura
A Bvlgari carrega a tradição desde seu nome. A grafia da nomenclatura é Bvlgari (com a letra “v” no lugar do “u”), pois segue o padrão de escrita do romano antigo. Entretanto a forma correta da pronúncia é “Bulgari”. Além desse traço exposto no nome, a marca mantem uma tradição secular na confecção minuciosa de suas joias de beleza imensurável.
Mas ao mesmo tempo que traz marcar inegáveis da alta joalheria tradicional, a Bvlgari criou seu estilo próprio se desvencilhando de padrões estéticos pregados pelas joalherias francesas do séc XIX. Então, com influências greco-romanas e do próprio renascimento italiano, a marca desenvolveu um estilo único.
Uma das principais características foi a composição de joias a partir de gemas variadas e coloridas. Então, o resultado foram incríveis combinações cromáticas. Essas joias eram bem contrastantes quando comparadas a peças francesas, que tinham o diamante como principal estrela das peças.
Representação da serpente
A serpente é um animal muito ambíguo que permeia o imaginário da humanidade há séculos. Desde os egípcios já se recorria a imagem da serpente para fazer parte de seus adornos corporais. E essa preferência se mantem nas sociedades grega e romana também.
Segundo a própria Bvlgari, a cobra é um símbolo de sabedoria e representa o renascimento e vitalidade. Além disso, os ornamentos com serpente são praticamente um talismã, devido ao seu apelo místico.
Além disso, o próprio design da serpente sinuosa e com olhos penetrantes trazem muita sensualidade para quem a veste.
Joias com serpente
Hoje em dia, a serpente se preserva como uma herança e também caracteriza a marca. A coleção Serpenti fica disponível no próprio site da joalheria, que hoje também oferece outros produtos, como perfumes e cosméticos.
Entre as peças da coleção estão presentes colares, braceletes, anéis, brincos e obviamente o relógio, que foi o acessório que introduziu a serpente na marca. As joias da coleção Serpenti aparecem em versões de ouro amarelo e ouro branco e chegam a custar milhares de euros.
Famosas que usaram o colar Serpenti
O colar Serpenti da marca com certeza é uma das peças mais nobres da alta joalheria de nosso tempo. O design da cobra traz sensualidade e sofisticação à peça, dando a ideia de que a cobra está se enrolando suavemente no pescoço de quem a veste.
A peça acima é feita em ouro branco, com diamantes cravejados por toda área que simboliza as escamas da cobra. Além disso, um destaque da joia são os olhos penetrantes, feitos a partir de diamantes lapidados em formato de pera. Os dois diamantes dos olhos tem 0.95 ct e os cravejados 75,27 ct.
E devido à sua exuberância essa peça e outros modelos foram vistos nas celebridades mais consagrada no mundo da moda e também na mídia. Confira as celebridades que usaram o colar Serpenti:
Divas dos anos 50
Então, não é apenas em nosso tempo que a Bvlgari é usada pelas mulheres mais influentes. As atrizes que mais se destacaram no cinema dos anos 50, também fazem parte de um grupo seleto. Portanto, elas possuíram o privilégio de se adornar com peças da alta joalheria. Entre elas estão: Grace Kelly, Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn e claro a italiana Sophia Loren.