Apesar de todo estereotipo que rola sobre “mulheres atrás do fogão” e sobre o quanto elas cozinham melhor que eles, o ambiente da cozinha profissional ainda é dominado pelos homens. Ainda assim, muitas mulheres enfrentam as dificuldades que exitem por trás dos pratos mais sofisticados. Dessa forma, elas mostram como a cozinha profissional também é um ambiente que deve ter o protagonismo delas. Por isso, vamos mostrar 11 chefs de cozinha mulheres que fazem toda diferença no mundo da gastronomia.
Grande parte dos chefs de cozinha homens evocam suas melhores lembranças de mães e avós na hora de contarem como se apaixonaram pela gastronomia. A ideia da presença feminina atrás do fogão, do forno ou o que for é algo socialmente aceito.
Entretanto, na cozinha profissional, as mulheres ainda encontram uma dura batalha contra o protagonismo masculino. Uma bela ironia! O próprio Guia Michelin, maior referência da gastronomia, nos dá um ótimo panorama disso. Menos de 5% dos estrelados presentes no Guia são mulheres.
A cozinha profissional ainda é um ambiente um pouco hostil a presença feminina. Afinal, para aguentar a pressão de criar e executar com perfeição pratos da alta gastronomia é necessário ter firmeza e determinação. Dessa forma, é possível sobreviver em um ambiente com disciplina militar.
Apensar de algumas das cozinhas profissionais serem extremamente fechadas, algumas mulheres corajosas conseguiram furar essa bolha dura e machista. Hoje em dia, elas figuram entre as mais renomadas e inspiradoras chefs de cozinha mulheres. Além disso, muitas abriram seus próprios restaurantes e aos poucos vão criando uma nova concepção do que é a cozinha profissional.
Por isso, separamos essa lista de 11 chefs de cozinha mulheres que são maravilhosas e completamente inspiradoras, confira:
Paola Carosella
Paola Carosella é argentina, mas foi acolhida pelos brasileiros que veneram a chef. Ela se tornou uma figura pop no mundo da gastronomia por ser uma das juradas do programa Masterchef. Porém, a paixão e presença de Paola na cozinha já é de longa data. Desde muito jovem, Paola se tornou uma cozinheira e ascendeu para o cargo de chef. Então, em seu currículo está o prestigiado restaurante Figueira Rubaiyat, em que trabalhou por um período. Atualmente, Paola comanda seu próprio restaurante Arturito e seu café La Guapa.
Helena Rizzo
Ex-modelo, Helena Rizzo achou o que amava na cozinha. A chef tem carreira internacional com experiências em países como Espanha e Itália. Em 2014, ela foi eleita a melhor chef mulher do mundo pela revista Restaurant. Além disso, Helena também é conhecida por trabalhar de forma magnífica com cozinha contemporânea e com o máximo aproveitamento dos alimentos. Atualmente, Helena tem seu chef Maní, condecorado com 1 estrela Michelin, em São Paulo.
Carla Pernambuco
A chef gaúcha é proprietária do restaurante Carlota. Inclusive, ela mesma gosta de definir o restaurante como um bistrô brasileiro. Carla é extremamente detalhista na criação de seus pratos e já foi premiada diversas vezes. Também, é reconhecida por lutar pelo reconhecimento da cozinha brasileira.
Bela Gil
Filha de Gilberto Gil, Bela também dispensou a pressão da cozinha profissional diária. Mas ela também furou a bolha do machismo ao se dedicar inteiramente à gastronomia. Então, Bela também apresenta um programa de TV, onde divide receitas veganas e super naturais. A chef é guiada pelos princípios de uma cozinha saudável.
Anne Sophie Pic
- A francesa Anne Sophie Pic também é uma das chefs que atingiram os mais elevados patamares da alta gastronomia. Seu restaurante Maison Pic já foi premiado com três estrelas Michelin. Além disso, ela já foi premiada como a melhor chef mulher do mundo, em 2011.
Pia Leon
A chef Pia Leon ficou conhecida por administrar o Central, o qual é coproprietária. O lugar é um dos melhores restaurantes do país. Inclusive, o restaurante já ganhou o prêmio Latin America’s 50 Best Restaurants por três vezes. Pia também foi premiada com o Latin America’s Best Female Chef. Ela é a mulher mais jovem a vencer a premiação. Pia também tem seu próprio restaurante o Kjolle, onde a chefe trabalha com os principais ingredientes de cada temporada com muita criatividade.
Kamilla Seidler
A chef é dinamarquesa, mas tem seus pés firmados em La Paz, Bolívia, onde foi convidada para a equipe do Gustu. No restaurante, a chef premiada busca trazer os traços culturais dos bolivianos. Além disso, ela também trabalha com a ideia de que a gastronomia pode trazer impactos socioeconômicos de forma sustentável para a Bolívia.
Rita Lobo
A brasileira Rita Lobo também desistiu da carreira de modelo para se dedicar exclusivamente a cozinha. Entretanto, Rita é o tipo de chef que adora compartilhar. Então, invés de trabalhar em um restaurante, a chef se dedica ao seu site Panelinha, no ar desde os anos 2000. Além disso, Rita já publicou diversos livros e também é apresentadora de um programa culinário no canal GNT.
Leonor Espinosa
A chef Leonor Espinoso é colombiana e está a frente de seu restaurante Leo Cocina y Cava. Então, em sua culinária ela busca misturar a tradicional cozinha colombiana com a modernidade. Leonor é reconhecida pela sua intensa criatividade de trazer os sabores nativos para seus pratos. Inclusive, a chef foi premiada como Latin America’s Best Female Chef, em 2017.
Roberta Sudbrack
A chef Roberta tem uma história super interessante. Ela vendia cachorro quente nas ruas, quando se despertou para a gastronomia. Então, em um momento ela decidiu acompanhar a grade curricular de escolas de gastronomia e passou a reproduzir as receitas indicadas em sua casa. Posteriormente, Roberta chegou a ocupar o cargo de chef do Palácio da Alvorada. Após isso, ela abriu seu próprio restaurante no Rio de Janeiro. Apesar de ter sido super premiado, Roberta decidiu explorar outras áreas, como a das comidas rápidas.
Elena Reygadas
A mexicana Elena Reygadas também é o tipo de chef que acompanha a naturalidade da produção dos alimentos e investe em uma cozinha sazonal. Ela é dona do restaurante Rosetta, onde leva pratos super contemporâneos para o público.
Gabriela Barretto
A chef Gabriela administra seu restaurante Chou, onde o maior protagonista é o fogo. Após longa experiência em bases da cozinha internacional, Gabriella encontrou sua paixão em um restaurante de Paola Carosella. Ela era responsável pelo forno a lenha e a partir daí o processo de assar ao forno tornou-se parte de sua identidade na gastronomia.
Dominique Crenn
A francesa Dominique Crenn é mais conhecida por já ter alcançado um enorme prestigio. Ela foi condecorada com três estrelas Michelin pelo seu restaurante. O Atelier Crenn traz uma culinária poética e inspiradora aos seus clientes.
Ana Roš
Ana Roš é uma chef de cozinha da Eslovênia, mais conhecida por ser autodidata. Ela comanda o restaurante Hiša Franko. O lugar tem como princípio, valorizar as tradições o ambiente em que está localizado.
Mara Salles
Entre as chefs de cozinha mulheres, a brasileira Mara Salles é uma das adeptas do estilo slow food. Ela dedica horas a cozinha para oferecer alimentos preciosos aos clientes de seu restaurante Tordesilhas. Além disso, Mara busca trazer para sua cozinha o melhor da culinária brasileira do Oiapoque ao Chuí.
Leia também: Por que Devemos Exaltar a Seleção de Futebol Feminino?