As medalhas são utilizadas mundialmente como símbolo de vitórias, conquistas, crenças, ordens e condecorações. O ato de ter uma medalha, ganhar, ou dar é um gesto de grandeza em todos os sentidos. Então, podemos ver que além de ser um símbolo religioso, ela tem múltiplos significados e uma estética agradável. As medalhas de Santos unem a beleza de uma joia com todo o significado desse símbolo religioso.
As medalhas de santos são adornos muito importantes para os praticantes do catolicismo e para todos aqueles que creem nos princípios da religião. O uso das medalhas de santos significa a busca por uma proteção divina representada no acessório. Por isso, as medalhas carregam a imagem de santos que auxiliam cada uma das áreas da vida.
Significado e usos da medalha
A palavra medalha tem origem em um termo italiano que afirma as características físicas do objeto. Portanto, ela se refere à algo redondo, metálico, ovalado, que traz algum tipo de emblema, inscrição, honra ou efígie. Por isso, ela é o adorno perfeito para homenagear as pessoas merecem reconhecimento por seus atos extraordinários.
Então, isso é justamente o que acontece com os santos. Por isso, existem diferentes tipos de medalhas destinadas a homenagear cada um dos santos existentes na religião católica. Portanto, os praticantes dessa fé, encontram nas medalhas, escapulários e colares religiosos, um meio de manifestar sua fé e redenção ao determinado santo.
Por isso, ao buscar alguma das medalhas de santos, os fiéis buscam saber sobre a história daquela pessoa, que se destacou por seus atos que podem incluir a operação de milagres ou alguma benfeitoria aos cidadãos contemporâneos. A partir disso, o fiel católico encontra uma oportunidade de reforçar diariamente a sua fé por meio desse acessório.
Além de servirem para homenagear aos santos, as medalhas também estão presentes em outros rituais. Por isso, vale citar como exemplo as premiações esportivas, que até hoje homenageiam os vencedores com medalhas de ouro, prata e bronze.
Também podemos citar as honrarias dadas aos soldados que se destacaram em missões e guerras. O acessório serve como um símbolo para marcar uma conquista de um militar e até mesmo para elevar seu patamar na hierarquia.
Partes das medalhas de santos
Então, para entender melhor os significados das medalhas de santos é preciso antes conhecer as três partes que compõem essa peça. A primeira se chama anverso e é a parte da frente que possui a imagem do santo retratada.
Por isso, o inverso é lado oposto onde fica a parte traseira da medalha. Nessa parte, geralmente tem alguma informação gravada, como uma mensagem. A terceira parte é composta pelas extremidades. Elas normalmente tem algum tipo de decoração, o que é um efeito meramente estético.
As medalhas podem ser feitas de diversos materiais. Atualmente, a prata é a mais utilizada, mas historicamente o bronze sempre foi bem presente nas medalhas de santos. Além da variedade dos metais, as medalhas podem ser feitas de outros materiais como: vidro, madeira, resina e plástico.
Significado da medalha de cada santo
As medalhas de santos católicas são consideradas pela própria igreja como um símbolo clássico de fé e sacramento e existem milhares de santos homenageados por esses símbolos. Entretanto, vamos mostrar no post as medalhas de santo mais populares no Brasil, confira:
Medalha Nossa Senhora
A Nossa Senhora considerada uma das santas mais populares e queridas do catolicismo. Por isso, utilizar uma medalha da Nossa Senhora é se proteger de todo e qualquer mal. Ela simboliza a maternidade plena, a completa doação.
Medalha de São Bento
É uma das mais famosas de todas. Os fiéis acreditam que ela pode curar males físicos, espirituais e proteger de tentações malignas. Isso porque São Bento sempre fazia o sinal de proteção para evitar que qualquer mal caísse sobre ele ou sobre quem ele estivesse abençoando. Inclusive, São Bento é conhecido como o patrono dos exorcistas.
Medalha de Santa Rita
Santa Rita é a santa das causas impossíveis. Então, ela é um exemplo de mulher que enfrentou com coragem as violências que sofria diariamente e com amor no coração ela conseguiu realizar milagres em prol das mulheres e assim se tornou uma santa. Usar a medalha de Santa Rita é buscar por uma proteção feminina.
Medalha de Santo Antônio
Além de ser o famoso santo casamenteiro, Santo Antônio é conhecido por ser um franciscano, defensor dos pobres e oprimidos. Então sua medalha simboliza a fé nos relacionamentos duradouros e uma busca por justiça. Ele também era famoso por transformar pessoas sem religião em fiéis.
Medalha de Santa Edwiges
É a medalha da caridade, do amor ao próximo, da gratidão. Santa Edwiges era protetora dos pobres, dos endividados, da família. Sua história se baseia em doar o próprio dinheiro para cuidar dos mais necessitados. Por isso, sua medalha soma todo esse amor ao próximo e coloca dentro do coração de quem a usa.
Medalha de Santo Agostinho
Foi um dos homens mais sábios de toda a história da humanidade. Antes de ser santo, Agostinho era um intelectual de primeira. Portanto, sua medalha representa a sabedoria, inteligência, respeito e disciplina.
Medalha de Santo Expedito
É um dos grandes santos da Igreja Católica. Famoso por solucionar as chamadas causas impossíveis. Santo Expedito representa a resolução dos problemas, especialmente os mais urgentes. Para ele se clama tudo o que necessita de uma resolução rápida e definitiva.
Esses são alguns exemplos de medalhas de santo que servem para simbolizar fé e também são semijoias de proteção. Então, você pode usar as medalhas também como uma forma de mostrar ao mundo sua devoção pelos santos. Na Waufen temos alguns modelos que trazem esse símbolo religioso em peças bonitas e cheias de significado!
Misericórdia
as medalhas de Santo Expedito e Santo Antonio estão trocadas… Abraços [email protected]