Encontrar uma pérola rara enquanto você prepara o jantar é um fato que só ocorre com quem tem muita sorte. E foi o que aconteceu com um estudante anônimo de Boston, nos Estados Unidos. O jovem comprou várias amêijoas quahog (uma espécie de molusco abundante em algumas regiões dos EUA) para comer naquela noite. O que ele não esperava é que encontraria uma raríssima pérola cor de rosa de 16,64 quilates dentro de um deles.
Valor de uma pérola rara
A linda joia natural será leiloada pela Bonhams e a expectativa é que ela seja arrematada por um valor entre 25 e 30 mil dólares (cerca de 100.400 reais). Segundo os especialistas da casa de leilão, apenas uma em cada 100 mil amêijoas possui uma pérola e que a maioria delas não é bonita o bastante para a indústria joalheira.
“As pérolas quahog podem ser encontradas desde Cabo Cod até o meio do Atlântico, mas as encontradas na região de Boston costumam ser as de melhor qualidade. Essa pérola em particular é um exemplo excepcional com uma história clássica de New England”, disse Claudia Florian em entrevista a Vogue.
A descoberta da pérola rara foi feita depois que o americano comprou um saco de moluscos no mercado pelo valor de 25 dólares. Em entrevista, ele contou que iria preparar as amêijoas recheadas e, por isso, precisou abri-las: “foi a surpresa mais deslumbrante da minha vida. Até meu olho leigo conseguiu apreciar a raridade e beleza do que eu havia encontrado. Depois eu descobri o quão sortudo fui – se tivesse cozinhado a amêijoa, o calor poderia ter acabado com seu brilho”, disse.
O jovem tem todos os motivos do mundo para comemorar. Afinal, imagine você comprar um saco de moluscos e vim nada mais nada menos que uma pérola rara como brinde. Mas se engana quem pensa que ele foi o único sortudo do mundo.
De vez em quando surpresas como essa acontecem por aí. É o caso da americana Lindasay Hasz que encontrou uma pérola rara enquanto jantava em um restaurante dos Estados Unidos, em fevereiro deste ano. A joia também era uma quahog e valia 600 dólares (cerca de 2 mil reais).
Os mais vendidos!
De onde as pérolas vêm
Quando pensamos em pérolas, as ostras logo nos vêm a cabeça. No entanto, muitos moluscos de água doce e salgada podem produzir a joia, como os mexilhões, as conchas, os búzios e as vieiras. Dependendo da espécie do molusco, a pedra pode se formar com um lindo arco-íris de cores.
A ostra gigante (Tridacna gigas), que pode pesar mais de 200 kg, é a responsável por formar a maior pérola já conhecida: a Pérola de Allah, de quase 7 kg. Na verdade, visualmente falando, essa joia não é nada bonita e se assemelha com um formato de cérebro. Mas é inegável o valor que ela possui por ostentar o título de maior gema natural do mundo.
Como vocês podem ver, achar uma pérola não é impossível, mas é bem difícil. Enquanto isso não acontece com a gente ficamos por aqui admirando a beleza das que já foram achadas. Se ficou animado (a), aproveite para ver algumas semijoias de pérolas clicando aqui.
Ótimo artigo, mas corrijam lá:.
“Afinal, imagine você comprar um saco de moluscos e vim nada mais nada menos que uma pérola rara como brinde.”
O correto é “vir”, não “vim”….