O anel de noivado e a aliança são símbolos super importantes para os relacionamentos. Eles simbolizam o elo e o compromisso entre duas pessoas que se amam. E, como sabemos para o amor não há regras… para o anel de noivado e aliança também não! Entretanto, há algumas tradições que indicam formas de como usar esse adereço, que vamos contar nesse post.
As tradições permeiam a sociedade sem sabermos exatamente o porquê. Alguns hábitos que temos estão relacionados há milhares de anos atrás e é difícil saber como e por onde eles chegaram até nós.
O caso do uso do anel de noivado e aliança faz parte desses hábitos. As comunidades mais antigas começaram a usar esse adorno para simbolizar o elo entre um casal. Com o passar do tempo a história e o significado da aliança de casamento foi mudando. E o que permanece é o posicionamento dos anéis nos dedos.
Aqui no Brasil é mais comum que casais troquem alianças, porém existem pessoas que fazem o pedido de noivado com o tradicional anel, mais frequente nos Estados Unidos. Independente do tipo de joia, é bom saber em qual dedo usá-la diariamente.
Anel de noivado
Quando acontece o pedido de casamento, o noivo pode presentear a noiva com lindos modelos de semijoias. De acordo com a tradição, o tipo de anel ideal para essa ocasião é o solitário. Esse anel é um clássico quando o tema é casamento.
Nos Estados Unidos, onde a tradição é bem forte, ele é usado no dedo anelar da mão esquerda até o momento do casamento.
Lá apenas a mulher usa o anel, e quando o casamento é realizado o homem passa a usar aliança também e a mulher usa: anel de noivado e a aliança no dedo anelar da mão esquerda.
Aliança de compromisso
O anel de compromisso é bem frequente no Brasil. Geralmente, há dois tipos usados um par de alianças de prata, que é usado durante o namoro. Depois disso, é usado o par de alianças de compromisso douradas.
Esses anéis costumam ser usados no dedo anular da mão direita, pelo noivo e pela noiva até o dia do casamento. Depois, o casal continua usando o mesmo par de alianças, só que no dedo anelar da mão esquerda.
Aliança de casamento
A aliança de casamento muitas vezes é a mesma que é usada durante o noivado, basicamente. A diferença é que em data próxima ao casamento, a noiva deve deixar a aliança com o noivo para que ele possa levar para o polimento e gravação da data do casamento, na parte interna do anel.
Então, quando a noiva usa anel de noivado e não alianças, ela passa a usar o anel + a aliança, ambos no dedo anelar da mão esquerda.
Não há nenhuma regra que é seguida fielmente pelo casais. A frequência de usar o conjunto anel de noivado e aliança na mão esquerda se dá porque havia um boato entre os romanos de que pelo dedo anelar passava-se a Vena Amoris, uma veia interligada ao coração.
Aparadores
Muitas noivas escolhem complementar as alianças com o aparador. Isso porque o aparador é um anel, geralmente, mais fininho com texturas e pedrarias, que acrescentam um valor a joia permanente. Os aparadores ficam lindos com alianças ou anéis de noivado, pois ressaltam ainda mais a beleza dessas joias.